3ª Semana da Professora Estagiária Ana Catarina

01-02-2014 16:21

Olá a todos os nossos visitantes!

Esta foi a última semana que a nossa Professora Estagiária Ana Catarina nos deu as aulas.

 

27-01-2014

 

Neste dia começámos por contar as novidades do nosso fim-de-semana e depois, avaliámos o mapa das tarefas e atribuímos as tarefas a outros colegas. Também fizemos revisões do que aconteceu na semana passada (semana da Indalécia) a partir do nosso blogue.

A nossa Professora Estagiária mostrou-nos uma pequena história onde notámos que havia muitas palavras que tinham o mesmo som, o som “j”. Depois, a Professora Estagiária perguntou-nos que palavras conhecíamos que tinham o mesmo som. Também ouvimos uma canção nova, era a canção da história que nos foi contada! Para além disso, o nosso amigo, o rato Alberto ensinou-nos como escrever a letra e que palavras também podíamos escrever com esta letra. No final da manhã, fizemos uma ficha de trabalho sobre o que aprendemos.

No início da tarde, a Professora Estagiária ensinou-nos que o número 12 também tinha outra palavra, tal como aprendemos com o número 10 (uma dezena), uma dúzia. Para podermos utilizar corretamente esta palavra, começamos a juntar vários objetos, lápis, flores de cartolina, caixas de ovos, e em vez de dizer que tínhamos doze objetos, dizíamos que tínhamos uma dúzia de objetos. Fizemos também um jogo, o “jogo do 12” em que tínhamos de escrever somas e subtrações que tinham de dar sempre 12, mas para isso tivemos de seguir várias regras. Antes de terminarmos a matemática fizemos uma pequena ficha de trabalho sobre o que nós aprendemos.

Na semana passada, a Professora Estagiária Indalécia contou-nos uma pequena história sobre dois primos, o Alberto e a Beatriz, em que cada um tinha um cão. O Alberto cuidava muito bem do cão dele, mas a Beatriz quando foi de férias com os pais, abandonou o cão dela. Então todos nós conversámos sobre o que achávamos sobre o abandono dos cães. Depois a Professora Estagiária Ana Catarina escreveu numa tabela tudo aquilo que nós sabíamos, o que queríamos saber e como iríamos saber mais sobre este tema.

Quando terminámos a nossa conversa e antes de terminarmos a aula, a Professora Estagiária avaliou o nosso comportamento.

 

28-01-2014

 

Neste dia a Professora Estagiária levou-nos até à biblioteca onde nos contou a história “Tenho em casa um cãozinho” de José Jorge Letria, que falava sobre um cão abandonado que foi encontrado e adotado por uma nova família. Todos gostámos da história e falámos sobre o que ouvimos, se a personagem da nossa história voltou a ser feliz e o que sentiu quando foi abandonado. Também falámos sobre os nossos animais e dissemos o quanto nós gostávamos deles.

À tarde, aprendemos a contar até ao número 25. Primeiro ouvimos os nossos amigos, a Rita, que é um esquilo, o rato Alberto, o coelho Filipe e a tartaruga Eunice, a explicar como podíamos representar o número 20 em dezenas e como escrevê-lo. Contámos também em grupo do 0 ao 25 e do 25 até ao 0. Depois, fizemos uma ficha de trabalho.

Depois das atividades de matemática, fizemos um trabalho em grupo sobre temas que já aprendemos: as regras da escola, a higiene do corpo, a alimentação, as posturas corretas, a segurança rodoviária e a prevenção dos acidentes domésticos. Neste trabalho, tivemos de pintar, recortar e colar as imagens sobre os espaços corretos, por baixo da cara sorridente colámos as imagens que representavam as ações corretas e por baixo da cara triste as ações incorretas. No final, apresentámos aquilo que fizemos.

Quando o nosso dia terminou, fizemos a avaliação dos nossos comportamentos.

 

29-01-2014

 

No dia 29, a Professora Estagiária ensinou-nos que quando juntamos a letra “g” com as letras “e” e “i”, temos um som igual ao som “je” e “ji” se puséssemos a letra “u” no meio da letra “g” e das letras “e” e “i”, tínhamos um som diferente. Para podermos aprender melhor, fizemos um pequeno jogo em que vimos primeiro várias imagens e dizíamos se as palavras tinham a letra “g” ou “j”. Depois de terminarmos o jogo, escrevemos numa ficha (sem ver as palavras) as palavras que correspondiam às imagens do jogo, quando acabámos de escrever, desenhámos e pintámos as imagens do jogo.

Ainda de manhã, a Professora Estagiária contou-nos a história “O caldo de pedra” de Maria Teresa dos Santos Silva. Quando a Professora Estagiária terminou a história, mostrou-nos um cartaz em forma de uma panela e disse que íamos fazer a nossa própria sopa. Quando completámos a nossa panela, preenchemos uma ficha com os ingredientes da nossa sopa.

À tarde, fizemos alguns jogos em que tínhamos de contar do número 0 até 25 e do número 25 até ao número 0. Primeiro a Professora Estagiária apontava um a um para fazer a contagem, também fizemos outro jogo em que tínhamos de tapar a boca depois de contar alguns números e também batemos palmas durante as contagens. Quando terminámos os jogos, fizemos uma ficha do nosso livro de fichas.

No final da tarde, a Professora Estagiária contou-nos que a cada dia da semana fazemos coisas diferentes, mas que se repetem todas as semanas, por isso quisemos contar o que fazíamos a cada dia da semana. Depois a Professora Estagiária mostrou-nos como era a “Semana do Joel” e tudo aquilo que ele fazia durante a semana. A seguir, fizemos uma ficha de trabalho no nosso manual.

Depois de avaliarmos os nossos comportamentos, cantámos várias canções que já tínhamos aprendido com as Professoras Estagiárias. A semana da Professora Estagiária Ana Catarina terminou, mas gostámos imenso de fazer trabalhos com ela!

Tópico: 3ª Semana da Professora Estagiária Ana Catarina

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário


Crie o seu site grátis Webnode